Pular para o conteúdo principal

Como identificar a Ansiedade como patologia, ou seja, como doença?

     Estava pensando no que trazer para vocês aqui no blog, então estava pensando em algumas dificuldades que eu tive em descobrir minha ansiedade, e também nas dificuldades que pacientes clínicos tem em identificar a ansiedade




    Eu sempre fui uma pessoa muito observadora, então tudo aquilo que eu achava diferente do meu cotidiano, eu "marcava" mentalmente. E foi ai, em meio a crises que ao buscar ajuda profissional eu descobri a TAG.  

    Ai vai algumas dicas que me ajudaram muito nesse processo de descobrimento do Transtorno de Ansiedade Generalizada: 

  • Observar e prestar atenção em acontecimentos que fogem do seu cotidiano (ex. crises de choro sem motivo aparente, irritabilidade excessiva, insônia, dificuldade de concentração...)
  • Prestar atenção em como está sendo seu dia, se você consegue realizar as tarefas do dia normalmente. 
  • Prestar atenção nos seus pensamentos, quem sofre com ansiedade tem uma coisa que se chama pensamento acelerado, pensa em muitas coisas, perde muito tempo pensando nelas e acaba não fazem nada. Os pensamentos são tantos que te paralisam ou então não te deixam dormir.  
  • Insônia com muita frequência? Quantos dias por semana? 
  • Pegue um caderno e anote tudo o que for diferente do seu cotidiano, e então fale tudo para o seu médico ou psicólogo, isso é importante pra ajudar o profissional a te ajudar da melhor forma possível. 
  • Preste atenção também se suas crises de choro, por exemplo, são sem motivo e com muita frequência, pense a partir disso pra todas as situações que julgar diferente de seu cotidiano. 

    Com essas dicas que citei acima, eu pude relatar tudo que vinha acontecendo para a minha psicóloga e psiquiatra e juntas conseguimos descobrir o que vinha acontecendo comigo. 
    Por vezes nós achamos que iremos conseguir sozinhos, só que sozinhos nós não vivemos, precisamos da ajuda do outro para resolver algumas questões que fogem do nosso controle. Não tenha vergonha de admitir que precisa de ajuda, os médicos e psicólogos existem justamente para isso, para nos ajudar, para ajudar a salvar vidas. 
    Percebam que tudo é uma questão de auto percepção, de você se perceber e se autoconhecer para poder resolver problemas que surgem diariamente, e com ajuda profissional facilita um pouco esse processo de sofrimento que estamos passando. 

Se cuidem, se amem, se percebam, se conheçam...


Beijinhos, 
Yasmin Fernandes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensamentos Intrusivos

  Aquele pensamento estranho, desagradável, que surge de repente, sem fundamento, injustificável, sem existir um real motivo para pensar nisso, SIM, esse é o pensamento intrusivo . São pensamentos que vêm a qualquer momento do dia e quando estamos fazendo nossas tarefas diárias, costumam tirar nosso foco, nos atrapalhar, nos deixar inquietos, porém há maneiras de lidar com esse tipo de pensamento.  Vamos lá?       Como lidar com esses pensamentos?        Vou te dizer que não é uma tarefa fácil, mas com persistência, dedicação e autocuidado, é possível lidar com eles. Vamos as dicas... Pense e avalie o quão real é esse pensamento; Pense que esses pensamentos são como nuvens, eles surgem e vão embora; Pratique o Mindfulness, a meditação, para te reconectar com o momento presente; Esteja ciente que são pensamentos passageiros, eles chegam e vão embora sem gerar consequências. Se esta mensagem te ajudou, compartilhe com mais amigos(as), vão juntos ter mais qualidade de vida! Beijinhos,  Ya

Bem vindos (as) ao Canal Leveza Diária

Hoje iniciamos o novo Projeto Leveza Diária, canal no Youtube criado por mim para ajuda você a ser a melhor se si mesmo(a) !!!  Espero que gostem!